Trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito da prestação de cuidados de saúde

Trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito da prestação de cuidados de saúde

Objetivos

 

 

·         Distinguir os princípios e pressupostos do trabalho em equipa;

·         Reconhecer as especificidades do trabalho em equipa em contexto de saúde e o tipos de equipas existentes;

·         Identificar e definir os conceitos de eficácia e eficiência no trabalho em equipa, em contexto de saúde;

·         Reconhecer o papel de cada profissional e respetivos contributos para o trabalho em equipa;

·         Identificar e aplicar as regras de funcionamento das equipas e da organização;

·         Identificar e aplicar técnicas de trabalho em equipa de acordo com o contexto;

·         Identificar e aplicar técnicas de organização e gestão do trabalho em equipa;

·         Identificar e aplicar técnicas de gestão e mediação de conflitos inter e intra equipas de trabalho;

·         Identificar os modelos de tomada de decisão;

·         Identificar e aplicar métodos e técnicas de monitorização e avaliação do trabalho em equipa.

 

 

Conteúdos Programáticos:

 

CONTEÚDOS

Princípios e pressupostos de trabalho em equipa.

Especificidades do trabalho em equipa em contexto de saúde.

Tipos de equipas.

Conceito de eficácia e eficiência no trabalho em equipa em contexto de saúde.

Papel do profissional na equipa de trabalho:

·         Funções e responsabilidade de cada elemento;

·         Papel individual dentro da equipa.

Regras de funcionamento das equipas e da organização:

·         Normas de grupo;

·         Regras e normas internas da organização;

·         Papel da hierarquia;

·         Ética e deontologia na equipa de trabalho.

Técnicas de trabalho em equipa:

·         Pressupostos da dinâmica de grupos.

·         Técnicas de trabalho em equipa:

o    Grupo focal;

o    Brainstorming;

o    Discussão orientada;

o    Outras.

Técnicas de organização e gestão do trabalho em equipa:

·         Objetivos individuais e de equipa;

·         Programação de atividades;

·         Agenda de trabalho;

·         Atribuição de tarefas e responsabilidades;

·         Gestão do tempo.

Técnicas de gestão e mediação de conflitos:

·         Tipologia de conflitos e suas características;

·         Estratégias de gestão de conflitos inter equipas;

·         Estratégias de gestão de conflitos intra equipas.

Modelos de tomada de decisão:

·         Lógico-racional;

·         Intuito;

·         Diretivo ou comportamental.

Métodos e técnicas de avaliação do trabalho em equipa:

·         Indicadores de monitorização e avaliação;

·         Indicadores de eficácia e de eficiência.


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