Lançamento de uma nova associação de Empreendedorismo – AME
2014-07-20No próximo dia 29 de Julho vai ser apresentada ao público, no seu primeiro evento oficial, a recém-criada AME – Associação de Mentores e Formadores em Empreendedorismo. O pontapé de saída vai ser dado às 18 horas, durante uma conferência internacional marcada para o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, em que será apresentada a AME.
Professores universitários, formadores qualificados e empresários juntaram-se para lançar as bases de um centro de competência nacional e internacional que visa a promoção do rigor científico no ensino do empreendedorismo, através de uma associação.
Com sede no parque tecnológico de Óbidos, a AME, é uma associação privada sem fins lucrativos e a primeira associação focada no ensino do empreendedorismo em Portugal, apostando na formação e na qualificação dos seus associados e aproveitando os conhecimentos científicos dispersos nas universidades. É a partir desse quadro de formadores e mentores e especializados que a AME pretende estabelecer a ligação às empresas e ao mundo do trabalho.
A AME pretende também constituir-se como parceira de entidades públicas e privadas no sentido de desenvolver estudos e implementar políticas de ensino que apostem e incentivem o empreendedorismo nos diferentes níveis escolares a exemplo do que acontece em muitos países desenvolvidos.
A primeira iniciativa pública da Associação será a realização de uma conferência internacional, no dia 29, no ISEG, com a presença do Prof. José Dornelas, considerado um dos maiores especialistas em empreendedorismo no Brasil e Dr. José Soares Ferreira da direção da AME, nesta conferência – “Educação no Empreendedorismo” – serão apresentadas experiências internacionais e novas metodologias de ensino, que poderão ser aplicáveis ao contexto nacional.
A AME ambiciona ser mais um elemento diferenciador que contribuirá para o aumento da competitividade portuguesa numa área bastante especifica mas de fundamental importância, que é o empreendedorismo.
A Companhia Própria, acreditando neste projeto, tornou-se parceira da AME, onde alguns dos colaboradores da empresa fazem, mesmo, parte dos associados fundadores da associação.