Primeira Edicão do Curso Gestão Financeira Escolar - Gratuita

2012-12-03

A Companhia Própria, no âmbito da sua atividade junta da Administração Pública Central, nomeadamente do Ministério da Educação e Ensino Superior, irá organizar a realização do curso “Gestão Financeira Escolar” em parceria com a Escola Secundária Domingos Sequeira de Leiria.

O curso referido irá decorrer nos dias 20 e 21 de dezembro do corrente ano, entre as 9:30-12:30 e 14:00-18:00, sem qualquer custo para os participantes. Os conteúdos programáticos encontram-se direcionados para os gestores/dirigentes escolares. Assim, caso queira inscrever-se nesta edição do curso poderá enviar um email para ap@companhiapropria.pt, de modo a lhe ser remetida a ficha de inscrição.

A Companhia Própria quer agradecer à Escola Secundária Domingos Sequeira, na pessoa do seu Diretor Dr. Joaquim Silva, a disponibilidade para a realização do curso nas suas instalações.

Aproveitamos para mencionar, que nos encontramos abertos à realização de mais edições deste curso, desde que o público-alvo seja constituído por dirigentes/gestores escolares, nas regiões Centro, Alentejo e Norte, com um mínimo de 40 formandos por edição. Os preços de realização destas edições serão analisados caso a caso, de modo a encontrar uma solução satisfatória para todas as partes.

Importa, por fim, salientar a excelência do formador (Dr. Pedro Ribeiro) responsável por ministrar esta formação:

"Formador/Consultor com vasta experiência na área de finanças, quer no setor privado, quer no setor público. Detém um percurso profissional riquíssimo, onde destacamos os cargos de Responsável Financeiro do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Diretor Financeiro de várias empresas, quer Sociedades Anónimas, quer Sociedades por Quotas, Analista de Projetos de Investimento e de Crédito a Empresas.Colaborou, ainda, como professor universitário, bem como professor do ensino secundário.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, Mestrado em Gestão (parte curricular), MBA em Gestão e Promoção de Negócios Imobiliários, Pós-Graduado em Gestão de Instituições e Operações Financeiras e Doutorando em Administração Pública com especialização em Finanças Públicas.

Publicou o livro “Criação e Gestão de Micro-empresas e Pequenos Negócios”, o artigo “Orçamentação por programas no OE 2012 – Enquadramento Legal e Estratégico 2011-2015” no Repositório INA, encontrando-se a preparar a publicação dos livros “Administração Financeira na AP (SPA e SEE)” e “Dicionário Financeiro do Setor Público (SPA e SEE)”. Formador no INA responsável pelo curso “Orçamentação por programas no OE 2012 – Enquadramento Legal e Estratégico”"

Neste contexto, Estruturamos uma resposta formativa que pudesse fornecer as bases de conhecimento necessárias aos dirigentes escolares, no âmbito da gestão financeira com que se confrontam diariamente. O curso que preparamos, como poderão ver no seu detalhe, abrange as áreas chave neste domínio:

Objetivos:

- Dotar os dirigentes escolares dos conhecimentos adequados a uma moderna gestão financeira;

- Capacitar os formandos quanto à legislação e enquadramento legal da gestão financeira escolar.

Conteúdo Programático

Módulos

Duração

1. Principios reguladores da Gestão Financeira Escolar

3

Principios da Gestão Financeira Escolar (Dec Lei 43/89)

 

Aspetos fundamentais do regime financeiro da autonomia administrativa (Dec Lei 155/92 RAFE)

 

Principios e Regras Orçamentais (Lei 52/2011 LEO)

 

Lei de Equadramento Orçamental (6ª Alteração)

 

O POCP-Educação (Portaria 797/2000)

 

2. Elaboração do Projeto de Orçamento

1

Processo de Elaboração do Projeto de Orçamento (Dec Lei 75/2008)

 

3. Execução do Orçamento

3

Principios da Execução Orçamental (Lei 52/2011 LEO)

 

O Ciclo da Receita e da Despesa

 

Gestão Orçamental e Gestão Financeira

 

A importância do Decreto-Lei de Execução Orçamental

 

4. Organização e Gestão Administrativo-Financeira

4

Estrutura Organizacional

 

Orçamento e Planeamento

 

Disponibilidades

 

Imobilizado

 

Receita e Cobrança

 

Aquisição de Bens e Serviços

 

Recursos Humanos

 

Sistemas de Informação

 

5. Competências do Conselho Administrativo

1

6. Prestação de Contas

2

7. A Responsabilidade pela Execução Orçamental e a Responsabilidade Financeira (LEO Lei 52/2011)

 

 

O Gestor da Unidade de Negócios

Administração Pública

 

Bruno Esteves


Formulário de contacto







escreva os numeros
por favor insira os números que vê na imagem *


enviar